top of page

O Primeiro Laboratório com foco em construção sustentável

Em artigo publicado em 2022, a Hydro destacava a parceria com a Universidade Federal do Pará que possibilitou a construção do primeiro laboratório do Pará com foco em desenvolvimento de materiais e técnicas construtivas sustentáveis. Conforme a publicação, o investimento na construção fazia parte do convênio de cooperação técnica e científica da empresa com a UFPA. A construção das instalações do LABTEC teve um investimento de cerca de R$ 460 mil e durou cerca de sete meses. 

“Hoje, o LABTEC dispõe de uma infraestrutura de laboratório apropriada para ensino de Arquitetura e Engenharia Civil, capacitação e treinamento profissional e o desenvolvimento de atividades de pesquisa. A atuação do LABTEC traz na sua essência a formação de recursos humanos sob a ótica de uma construção com menor pegada de carbono e eficiente energeticamente, aproveitando de forma otimizada os recursos naturais e a busca pelo aproveitamento dos resíduos gerados a partir da inerente atividade mineradora no Estado. O LABTEC integra pesquisas associadas à Energia Incorporada (materiais) e Energia Operacional (desempenho termoenergético do edifício), o que permitirá dar uma resposta mais rápida, consistente e mais completa ao setor produtivo e à sociedade”, afirmou o professor Márcio Barata, coordenador do LABTEC.

“Os projetos que integram o convênio com a UFPA para a realização de diferentes linhas de pesquisa também são uma forma de fomentar o desenvolvimento sustentável do estado. Esse laboratório é pioneiro no Pará e pode colaborar para a adoção de métodos construtivos mais sustentáveis na região. É motivo de orgulho e satisfação apoiar mais uma iniciativa de sucesso da UFPA”, afirma Marcelo Montini, consultor químico sênior da Hydro. 

O convênio resultou em diversas publicações, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado finalizadas e em andamento, e há perspectiva de continuidade da parceria entre o LabTEC e a Hydro ainda para o ano de 2024.

Hydro
LabEEE

 

Belém 20|50°C

A cidade de Belém, localizada no estado do Pará, Brasil, apresenta clima equatorial quente e úmido. Além disso, está sujeita à influência de ilhas de calor urbanas, aquecimento global e ondas de calor. Em junho de 2023, um estudo colaborativo conduzido pela CarbonPlan e The Washington Post alertou que Belém foi projetada para se tornar a segunda cidade mais quente do mundo até 2050. Belém serve como cidade representativa da região amazônica e foi escolhida como sede da COP 30 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), o evento climático internacional mais significativo do mundo, previsto para novembro de 2025.

Nesse contexto, Belém requer atenção especial de pesquisadores e políticas públicas para garantir a segurança, saúde e qualidade de vida de sua população. As comunidades de baixa renda são particularmente vulneráveis ​​a condições climáticas extremas, pois muitas vezes não têm acesso a sistemas de ar condicionado, principalmente devido ao fato de Belém ter os preços de energia mais altos do Brasil. Por isso, o Labtec desenvolve o Projeto Belém 20|50 ºC.

A 1ª fase do projeto (2020-2023) intencionou o desenvolvimento de um novo modelo de Habitação de Interesse Social (HIS) sustentável e resiliente ao clima para Belém. Para isso, estabeleceu-se como objetivo geral a criação de Diretrizes de sustentabilidade para o Plano Municipal de Habitação Social e escritórios de projeto no município. Através desse objetivo, diversos segmentos de pesquisa foram abordados e se transformaram em trabalhos de conclusão de curso, iniciações científicas, publicações em periódicos internacionais e congresso, entre outros.

A 2ª fase do Projeto (iniciada em 2024) tem como objetivo o diagnóstico, mitigação e adaptação das HIS para o clima atual e futuro. Para isso, está sendo realizado o mapeamento e proposição de:

● Um novo modelo de HIS;
● Diagnóstico e soluções para o clima;
● Protótipos virtuais e físicos;
● Exemplos para a COP 30;
● Produtos Hab.LabEEE, Plano Diretor, PMHIS, NBRs e INIs;
● Ensino, pesquisa e extensão.

O projeto Belém 20|50 °C trabalha em sinergia com o projeto Hab.LabEEE do LabEEE-UFSC. O Labtec-UFPA é o representante da região Norte do Brasil no Hab.LabEEE. O Hab.LabEEE é um projeto que visa aumentar a qualidade das habitações populares do Brasil, buscando entender como podemos potencializar a eficiência energética das habitações e o conforto ambiental dos usuários, de acordo com as suas realidades.

bottom of page